sexta-feira, 1 de abril de 2011

O sr 100% dívida


"Em Setembro de 2009, o défice orçamental prometido por José Sócrates e Teixeira dos Santos, quando foram a eleições, fixava-se em 5,9%.
Ontem, descobrimos que afinal é de 10%. Já este ano, o primeiro-ministro e o ministro das Finanças garantiram que o défice orçamental de 2010 seria inferior a 7%. Ontem, o INE divulgou que é de 8,6%. Pior, hoje sabemos que, desde que Sócrates lidera o Executivo e que Teixeira dos Santos está à frente das finanças do País, nunca foi cumprido o limite de 3% para o défice, imposto pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento. Ou seja, desde 2005 que Portugal viola as regras para as contas públicas.
A dívida pública, a real medida da sustentabilidade estrutural das finanças públicas, agravou-se 30 pontos percentuais do PIB desde 2007 e vai chegar este ano a 97,3% do produto. Ou seja, a produção toda de um ano quase não chega para pagar a dívida directa do Estado. E falta aqui juntar o endividamento de muitas empresas públicas. Este é o resultado da gestão das contas públicas desenvolvida por Teixeira dos Santos. O dia de hoje ficará para a história e não é pelas boas razões. O pior de tudo é que não será o ministro quem mais sofrerá com as suas medidas mas sim os portugueses, porque há uma regra nas finanças públicas que é fatal como a morte: défice e dívida pública são iguais a mais impostos hoje e amanhã.
O ministro das Finanças desculpou-se com o árbitro. Ou seja, afirmou que foi a mudança das regras europeias a provocar a revisão em alta do défice. É só parcialmente verdade. Este Governo negou várias vezes reconhecer o problema do BPN. Agora chegou a factura. Do impacto do BPP nunca falou e não se percebe a surpresa relativamente às empresas de transportes. O problema existe há muito. Fica a pergunta: porque é que não se fez nada? Quanto ao futuro, o ministro garante que os impactos do BPN estão esgotados. Será mesmo assim? A verdade é que a privatização do banco está por fazer e o acerto de contas com a Caixa está por apurar. Será que Teixeira dos Santos pode jurar que os contribuintes não vão ter que pagar mais um cêntimo para o BPN?
Portugal está mergulhado numa crise financeira, a mais grave desde pelo menos o 25 de Abril. E a política orçamental do Governo contribuiu para a crise de confiança dos investidores relativamente à economia nacional porque a revisão dos números desde 2009 destrói a credibilidade.
Como o Presidente da República alertou ontem, está na altura de enfrentar a situação e adoptar as medidas difíceis. A situação é de emergência absoluta e o País pode não aguentar até 5 de Junho - data das eleições - sem pedir ajuda internacional. Espera-se que todos, Governo e partidos da oposição, estejam à altura da situação e que aprendam com os erros do passado. Há atalhos que são enganadores. Em vez de chegarmos ao destino, ficamos atolados no lodo."
Bruno Proença no Diário Económico

2 comentários:

  1. Agora é que eu não acredito no pedido de auxílio externo, Hugo.
    Sócrates e Teixeira dos santos vão passar o tempo a dizer que não têm poderes para isso.
    Porque o governo só está em gestão.
    Ele há crises políticas que dão cá um jeitão!!
    Se eu fosse desconfiado, até era capaz de acreditar que teriam sido artificialmente provocadas....

    ResponderEliminar
  2. Eu também não acredito Pedro. Cavaco a contragosto vai ter de intervir. Se o fizer vai subir uns pontos na minha consideração.

    ResponderEliminar